Otto Ruhle

Otto Ruhle

(1874 - 1943)


Nasce em 1874 em Freiberg, Saxe e morre em 1943 no México. A 20 de Março de 1915 como deputado social-democrata no Reichstag, levanta-se juntamante com Karl Liebknecht contra a votação dos créditos de guerra. Durante a revolução de Novembro de 1918 desempenha um papel de relevo como membro do Conselho operário e militar de Dresde. Em 1919 é expulso do partido (K.P.D.). Entra para o K.A.P.D. por altura da fundação. É expulso pouco depois por exigência de Moscovo. Principal teórico da A.A.U.-E. a partir de 1920. Da revolução burguesa à revolução proletária, uma das suas obras foi publicada em português (Escorpião, Porto).


"Burguesia, parlamentarismo, partidos políticos condicionam-se mutuamente. Cada um é necessário ao outro. Marcam a fisionomia política do sistema burguês, da época capitalista-burguesa..."


"O bolchevismo é uma ditadura. Utilizando a força brutal e métodos terroristas, orienta todas as funções em direcção à eliminação das instituições e correntes de opinião não bolcheviques. A sua "ditadura do proletariado" é uma ditadura de uma burocracia ou de uma única pessoa."


"O direito à autodeterminação dos operários nas fábricas é incompatível com a direcção centralizada; e isto, é assim como os fundamentos do capitalismo, o dinheiro e a produção de mercadorias, não será abolido a não ser quando um novo modo de produção, fundado sobre o tempo de trabalho social médio, vier substituí-lo. Para levar esta tarefa ao seu fim, os operários não devem contar com a ajuda dos partidos, mas apenas com a sua acção autónoma."


"Na verdade, para Trotsky, o problema do poder operário não se põe antes de tudo em função do seu conteúdo económico, mas em função do seu contorno fenomenológico: "Uma coisa existe porque me parece que existe...Uma análise teórica falsa deve, necessariamente, conduzir a conclusões tácticas e organizacionais erradas; é o que mostra claramente os esforços patéticos empregues por Trotsky para vencer Staline ao organizar a revolução mundial."