situação construída - Momento da vida, concreta e deliberadamente construído pela organização colectiva dum ambiente unitário e dum jogo de acontecimentos.
situacionista - Aquilo que se relaciona com a teoria ou a actividade prática duma construção das situações. O indivíduo que constrói situações. Membro da Internacional Situacionista.
situacionismo - Vocábulo sem sentido, abusivamente forjado por derivação do termo anterior. O situacionismo não existe; isso significaria uma doutrina de interpretação dos factos existentes. A noção de situacionismo é obviamente concebida pelos anti-situacionistas.
psicogeografia - Estudo dos efeitos exactos do meio geográfico, conscientemente ordenado ou não, que age directamente sobre o comportamento afectivo dos indivíduos.
psicogeográfico - Relativo a psicogeografia. Aquilo que manifesta a acção directa exercida pelo meio geográfico sobre a afectividade.
psicogeógrafo - Indivíduo que investiga e transmite as realidades psicogeográficas.
deriva - Modo de comportamento experimental ligado às condições da sociedade urbana: técnica da passagem brusca através de ambientes variados. Emprega-se também, mais particularmente, para designar a duração dum exercício continuo desta experiência.
urbanismo unitário - Teoria da utilização global das artes e técnicas que concorrem para a construção integral dum meio ambiente em ligação dinâmica com experiências de comportamento.
desvio - Emprega-se como abreviação da seguinte fórmula: desvio de elementos estéticos pré-fabricados. Integração de produções artísticas actuais ou antigas numa construção superior do meio ambiente. Neste sentido, é impossível existir uma pintura ou uma música situacionista; o que pode ocorrer é uma utilização situacionista destes
meios. Numa acepção mais básica, o desvio no interior das antigas esferas culturais constitui um método de propaganda, testemunhando o desgaste e a perda de importância destas esferas.
cultura - Reflexo e prefiguração, em cada momento histórico, das possibilidades de organizarão da vida quotidiana; complexo da estética, dos sentimentos e dos costumes graças ao qual uma colectividade reage sobre a vida objectivamente determinada pela economia. (Apenas definimos este termo na perspectiva da criação dos valores, não na do seu ensino.)
decomposição - Processo através do qual as formas tradicionais da cultura se autodestruíram, sob o efeito do aparecimento de meios superiores de dominação da natureza, permitindo e exigindo construções culturais superiores. Distinguimos uma fase activa da decomposição, demolição efectiva das velhas superestruturas - que se conclui por volta de 1930 - e uma fase de repetição, que desde então domina. O atraso na passagem da decomposição às novas construções decorre do atraso que se verifica na liquidação revolucionária do capitalismo.
I.S. n.º 1, Junho de 1958
Definições
Outros Autores
Autores Portugueses
Outros Textos
Ateísmo
Sylvain Maréchal: (Retrato dum Verdadeiro Ateu; seguido de: Moral sobre Deus)
Diderot: (Objeccções aos argumentos dum crente)
D`Holbach: (Padres; seguido de: Exame das provas da existência de Deus)
A Mulher e a Igreja
Marquês de Sade: (A Verdade)
O Professor filósofo - Marquês de Sade
G. Junqueiro: (Circular)
G. Junqueiro: (Géneses)
Bento Caraça: (Galileu Galilei)
Tomaz da Fonseca: (Sermões da Montanha)
Tarifa Apostólica
Diderot: (Objeccções aos argumentos dum crente)
D`Holbach: (Padres; seguido de: Exame das provas da existência de Deus)
A Mulher e a Igreja
Marquês de Sade: (A Verdade)
O Professor filósofo - Marquês de Sade
G. Junqueiro: (Circular)
G. Junqueiro: (Géneses)
Bento Caraça: (Galileu Galilei)
Tomaz da Fonseca: (Sermões da Montanha)
Tarifa Apostólica